segunda-feira, 11 de abril de 2011

Política e Ética: Vamos nos programar para o segundo bimestre de 2011.

Ao mesmo tempo que sistematizamos tudo que aprendemos no primeiro bimestre do ano (termina de 29 de abril), vamos nos programar para nossa segunda etapa de 2011. De acordo com nosso calendário o segundo bimestre tem início no dia 1o de Maio e termina no dia 15 de julho. Para este período temos programado outro importante campo de investigação filosófica, que pode ser sintetizado nos seguintes termos:
 
2. AGIR E PODER
   
Nós teremos 10 aulas para o desenvolvimento deste conjunto de temas. Observem que agora entramos em um dos campos centrais da filosofia relacionados com a Ética e a Política. Vamos descobrir juntos porque este foram temas tão sagrados desde os filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Tomas de Aquino (na Idade Média), depois na Idade Moderna, filósofos como Descartes, Kant, Rousseau, seguindo até os dias de hoje com o pensamento de Nietzsche,  Hegel, Marx, Sartre e tantos outros.
Seguindo nosso método farei postagens de Apostilas Virtuais para os que quiserem aprofundar nos temas. 


2.1. Os valores
         a. Ser e dever ser
         b. Universalidade e relatividade dos valores

2.2. Liberdade e determinismo

2.3. Indivíduo e comunidade
       a. Conflito
       b. Lei e justiça

3 comentários:

  1. e bimestre não amamos coco cala a boca fica na tua

    ResponderExcluir
  2. aki eu so pesquisei sobre bimestre

    ResponderExcluir
  3. Olá Juninho,

    Pelo seu Orkut pude ver que vc está em Chapadinha, no Maranhão. Em sua região participo do trabalho da ONG AMAVIDA, que atua em preservação ambiental, no projeto Abelhas Nativas. Você devia conhecer este projeto e ampliar suas pesquisas "além do bimestre".
    Este aki é um espaço para a reflexão e pesquisa em filosofia.

    ResponderExcluir