quinta-feira, 7 de abril de 2011

Olha ai moçada: Vamos revisar os temas debatidos em nosso primeiro bimestre.

Apenas como referencial vamos recordar de forma itemizada os principais pontos:

1 - "Alegoria da Caverna", também conhecida como a Caverna de Platão falava sobre que temas da filosofia?  Revejam quais os pontos centrais das teses de Platão apresentada nesta Alegoria.

2 - Os seres humanos possuem uma alma (psiquismo) distinta do corpo físico? Mente e cérebro são coisas diferentes? Como a mente está relacionada com o cérebro? Quando o cérebro morre a mente também morre?

3 - O dualismo, defendido por Platão e o monismo, defendido por Demócrito são teorias sobre o cérebro e a mente que perduram até os dias atuais.  

4 - Um homem e um cavalo, por exemplo, possuem os mesmos recursos dos sentidos para obter informações do meio em que vivem como a audição, visão, olfato, paladar e tato. Ambos possuem também um cérebro.

a - Porque o primeiro consegue construir uma cultura e fazer história e o segundo não?
b - A diferença estaria no cérebro dos dois entes?
c - A existência ou não de uma alma no homem poderia explicar ou não esta diferença?
d - A diferença poderia estar tão somente em processos evolutivos (evolução das espécies), que dota os homens de um cérebro mais complexo do que os dos cavalos? 
e - Podemos dizer que a consciência surge deste cérebro mais complexo ou não? Temos outras teorias para explicar como surge a consciência e qual sua relação com a mente e o cérebro?

5 - POSSUÍMOS LIVRE-ARBÍTRIO OU NOSSAS ESCOLHAS E DECISÕES SÃO CONDICIONADAS?

6 - A verdadeira liberdade pode ser apenas individual  (Platão e Sartre) ou ela possui também uma importante dimensão social (Espinoza, Hegel e Marx) ?
A liberdade apenas individual, sem sua dimensão social, pode transformar-se em fonte do individualismo e nos alienar da realidade social e política? 

7 - PARA QUEM QUER SE APROFUNDAR:

Revejam o texto de nossa apostila virtual sobre a história da Filosofia na Antiguidade Grega. 

No período socrático, Platão irá desenvolver em muitas de suas reflexões os conceitos de alma, Teoria das Idéias, possibilidade do conhecimento empírico procurando solucionar o impasse surgido entre as teorias dos filósofos

                  Heráclito (No mundo tudo está em permanente mudança - o real é o devir - muda sempre)  

                 Parmênides (O que muda é o mundo aparente. O real - o ser verdadeiro - é imutável).


Heráclito e Parmênides são os dois principais filósofos do período pré-socrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário