terça-feira, 5 de abril de 2011

Parabéns turma. Vocês merecem.

Na aula de hoje retomamos o tema da Liberdade versus atos Condicionados. Lembramos as variantes da liberdade, como:

- Liberdade Individual (Platão, Aristóteles e nos tempos atuais, Sartre) e

- Liberdade Coletiva ou Social (Espinosa, Hegel e Marx).

Retomamos também o conceito de atos Condicionados, associado ao Determinismo, Fatalismo e Predestinação que abole nossa responsabilidade de escolha.

Conforme havíamos planejado discutimos estes temas a partir da música Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda. Lembramos que a música foi escrita em 1967, três anos após o golpe militar de 1964. A ditadura militar, relembrada agora pelos seus 47 anos, teve como um dos seus lados mais amargos a abolição de toda forma de liberdade e crítica. A música do Chico tem como uma das chamadas centrais o verso: "A GENTE QUER TER VOZ ATIVA/ EM NOSSO DESTINO MANDAR". A dor e angústia de exercer este destino foi trazida para nosso dia a dia. Os alunos foram convidados, após refletirem sobre a letra da música, a escrever um pequeno texto com o tema central:
- No meu dia a dia eu tenho voz ativa? O que me impede de exercer minha voz ativa.

A participação dos alunos foi brilhante. Nos próximos dias postaremos seus comentários.

2 comentários:

  1. Voz ativa sempre ne nao professor =D

    ass: Leocir 2° A

    ResponderExcluir
  2. É isto Leocir. Temos voz ativa quando somos livres, quando saimos da "Caverna de Platão", quando saimos do Matrix (filme que você tanto gosta).

    Um grande abraço

    ResponderExcluir