Na aula de hoje retomamos o tema da Liberdade versus atos Condicionados. Lembramos as variantes da liberdade, como:
- Liberdade Individual (Platão, Aristóteles e nos tempos atuais, Sartre) e
- Liberdade Coletiva ou Social (Espinosa, Hegel e Marx).
Retomamos também o conceito de atos Condicionados, associado ao Determinismo, Fatalismo e Predestinação que abole nossa responsabilidade de escolha.
Conforme havíamos planejado discutimos estes temas a partir da música Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda. Lembramos que a música foi escrita em 1967, três anos após o golpe militar de 1964. A ditadura militar, relembrada agora pelos seus 47 anos, teve como um dos seus lados mais amargos a abolição de toda forma de liberdade e crítica. A música do Chico tem como uma das chamadas centrais o verso: "A GENTE QUER TER VOZ ATIVA/ EM NOSSO DESTINO MANDAR". A dor e angústia de exercer este destino foi trazida para nosso dia a dia. Os alunos foram convidados, após refletirem sobre a letra da música, a escrever um pequeno texto com o tema central:
- No meu dia a dia eu tenho voz ativa? O que me impede de exercer minha voz ativa.
A participação dos alunos foi brilhante. Nos próximos dias postaremos seus comentários.
Café Filosófico e Espaço Vivencial: Registro das reflexões e vivências de todos aqueles que buscam seus propósitos, em cada momento da vida, e contam com a ajuda da filosofia, de terapias e jornadas existenciais para seu crescimento pessoal e coletivo. Buscamos a interação com nossa comunidade, na perspectiva da exercício da cidadania. (*) Do grego - Phylo = Amor; Sophia = Sabedora. Assim: Filosofia signfica "Amor a Sabedoria"
Voz ativa sempre ne nao professor =D
ResponderExcluirass: Leocir 2° A
É isto Leocir. Temos voz ativa quando somos livres, quando saimos da "Caverna de Platão", quando saimos do Matrix (filme que você tanto gosta).
ResponderExcluirUm grande abraço