segunda-feira, 4 de abril de 2011

Plano de aula - dia 5 de Abril - Temos livre-arbítrio?

Em nossa aula do dia 22 de março passado fizemos um debate teórico sobre os conceitos de Livre-arbítrio e Comportamento Condicionado.

Agora vamos colocar este tema a partir de nossa vivência diária. Para isto vamos seguir um pequeno roteiro:

1 - Breve exposição sobre a música RODA VIDA do compositor Chico Buarque de Holanda. A música foi composta em 1967, época em que a Ditadura Militar, impunha censura ao nosso direito de crítica e de expressarmos nossas opiniões de forma livre e democrática (ver abaixo, no dia 24 de março, postagem sobre este assunto):

2 - Trabalho em Grupo tendo como referência a música Roda Viva:

Discuta com seu grupo e faça um pequeno texto com as seguintes questões:

Na minha vida, no meu dia a dia, eu também quero ter voz ativa? Para que? O que impede que eu realize minha voz ativa? Considere as seguintes alternativas:
a) Eu não quero mudar nada. As coisas estão bem na minha vida e é assim que eu me sinto feliz.
b) Meus pais não querem que eu tenha voz ativa. Acham que sou criança.
c) A sociedade me impede de ter voz ativa. Quando criticamos ou queremos mudar alguma coisa dizem que somos doidos ou irresponsáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário