quinta-feira, 14 de abril de 2011

Senso Moral e Consciência Moral: nossa oitava aula - 12 de abril.

Tendo como referência o texto A existência ética (Capítulo 4) da Unidade 8 (O Munda da prática) do Livro Convite à Filosofia De Marilena Chaui Ed. Ática, São Paulo, 2000 trabalhamos com os alunos a seguinte dinâmica:

a) Introduzimos o tema da Ética seguindo as reflexões proposta pela professora Marilena Chaui, de acordo  com o livro indicado (ver link nesta página). As teorias do Valor presentes em toda a história da Filosofia (partindo das principais reflexões de Platão e Aristóteles) chegam até os nossos dias, conforme a síntese que retiramos do texto de Chaui:
"Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas conseqüências do que faz e sente. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética."

b) Para promover este debate repassamos aos alunos os cinco casos retirados do livro de Marilena Chauis, que foram objeto destas reflexões. Em outro momento reproduziremos os textos elaborados pelos alunos:


 
Observações de calendário escolar: no período de 11 a 18 de abril os alunos estão realizando suas provas relativas ao primeiro bimestre, bem como o primeiro simulado. Nos próximos dias, após correção, faremos comentários sobre a prova de filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário