quarta-feira, 6 de julho de 2011

Eixo Temático II: Filosofia Política. (Para todas as turmas do ensino médio)

Caros Alunos,

Como já havíamos comentado em uma postagem anterior a investigação filosófica da Política esteve presente desde antiguidade grega. O conceito de DEMOCRACIA  surgiu na Grécia, embora seu tendido naquela época fosse diferente do que empregamos hoje.
A professora Marilena Chaui em seu livro "Convite à Filosofia" (confira link nesta página) falando dos campos da filosofia dedica algumas palavras à polífica como reproduzimos abaixo:

● A invenção da política, que introduz três aspectos novos e decisivos para o nascimento da Filosofia: 
1. A idéia da lei como expressão da vontade de uma coletividade humana que decide por si mesma o que é melhor para si e como ela definirá suas relações internas. O aspecto legislado e regulado da cidade - da polis - servirá de modelo para a Filosofia propor o aspecto legislado, regulado e ordenado do mundo como um mundo racional.
2. O surgimento de um espaço público, que faz aparecer um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele que era proferido pelo mito. Neste, um poeta-vidente, que recebia das deusas ligadas à memória (a deusa Mnemosyne, mãe das Musas, que guiavam o poeta) uma iluminação misteriosa ou uma revelação sobrenatural, dizia aos homens quais eram as decisões dos deuses que eles deveriam obedecer.
Agora, com a polis, isto é, a cidade política, surge a palavra como direito de cada cidadão de emitir em público sua opinião, discuti-la com os outros, persuadi-los a tomar uma decisão proposta por ele, de tal modo que surge o discurso político como a palavra humana compartilhada, como diálogo, discussão e deliberação humana, isto é, como decisão racional e exposição dos motivos ou das razões para fazer ou não fazer alguma coisa.
A política, valorizando o humano, o pensamento, a discussão, a persuasão e a decisão racional, valorizou o pensamento racional e criou condições para que surgisse o discurso ou a palavra filosófica.
3. A política estimula um pensamento e um discurso que não procuram ser formulados por seitas secretas dos iniciados em mistérios sagrados, mas que procuram, ao contrário, ser públicos, ensinados, transmitidos, comunicados e discutidos. A idéia de um pensamento que todos podem compreender e discutir, que todos podem comunicar e transmitir, é fundamental para a Filosofia.
 PARA REFLETIR E PESQUISAR EM CASA:

Uma emissora de TV brasileira (SBT) está transmitindo uma novela com o nome "Amor e Revolução". Em relação a esta novela procure saber:
a) Qual o tema central da novela?
b) De qual período da história brasileira ela se refere?
c) O que podemos entender por "Ruptura da ordem  democrática", quando acontece uma Democracia moderna um Golpe Militar?
d) O que é Ditadura Militar?
e) O que significa a expressão "Rasgar a Constituição"?
f) Uma das brutalidades em uma ditadura militar é a suspensão dos direitos civís, como o direito à reunião por meios pacíficos e o direito de greve. O que você pensa sobre isto. 

Reflita e pesquise estes temas. No nosso terceiro bimestre iremos realizar uma pesquisa bibliográfica sobre as questões apresentadas.

Bons estudos
Frederico Drummond - Professor de Filosofia.

Um comentário:

  1. Olá alunos,

    Se você não conseguir fazer sua postagem aqui, continue enviando seus e-mails.

    Um abraço

    Frederico - professor de filosofia

    ResponderExcluir