sexta-feira, 22 de julho de 2011

A adesão à greve dos professores do ensino estadual é um ato de educação cidadã, como nos ensina o mestre Paulo Freire.

A escola pública deveria ser o mecanismo de ensino por excelência, tendo-se consciência que o próprio Estado deverá estar sujeito a disputas hegemônicas entre representantes do capital e representantes do trabalho. E que o resultado destas disputas irá expressar um maior ou menor conteúdo de verdadeira feição democrática no ensino. A ...luta por qualidade no ensino público é também uma luta política, no sentido que lhe atribui a filosofia. A adesão à greve dos professores do ensino estadual é um ato de educação cidadã, como nos ensina o mestre Paulo Freire em seu livro Educação como Prática da Liberdade. Também citando Freire:

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Desta forma ter Paulo Freire como referência nos auxilia em perserverar na construção de uma sociedade justa. Talvez este seja um dos nossos maiores desafios hoje: re-humanizar os espaços em que vivemos como prática liberdade, iniciando com o próprio espaço das escolas em que lecionamos.

2 comentários:

  1. Obrigado por sua participação. Pude ver que vc também mantém um blog voltado para a educação. Meus parabéns.

    Frederico Drummond - professor de filosofia

    ResponderExcluir