quinta-feira, 23 de junho de 2011

Revisão de estudos III - Se nossos sentidos podem nos enganar como saberemos o que é o real?

Quem assistiu ao filme Matrix irá, muito provavelmente, lembrar-se desta dúvida que surge para Neo: afinal, o que sinto e vejo é real ou ilusão virtual, gerada por um programa de computador? Esta discursão está no centro da "Apologia ou Mito da Caverna", do filósofo Platão. Os prisioneiros da Caverna tinham a convicção de que o Real eram as sombras projetadas na paredes do lugal em que viviam. Para Platão a saida da Caverna ou da Matrix ocorria com a ajuda da Razão.
A Razão, dizia o filósofo, nos ajuda a superar nossos preconceitos, nossos juizos errôneos (senso comum) através da reflexão e do senso crítico.
O filósofo Socrates fazia este exercício o tempo todo. A todos eles perguntava: - Você acha isto justo? Então me diga - o que é a Justiça? Você acha que isto é verdadeiro? E então, o que é a Verdade?
O Método de Sócrates era baseado nos Diálogos e na prática da Maiêutica ("Dar à Luz" - ou fazer um Parto). A mãe de Sócrates era uma parteira. Assim Sócrates entendia que através do uso racional e sistemático da reflexão era possível superar os erros dos Sentidos e alcançar o Real. Ele dizia que dentro de cada ser humano ("Conhece-te a ti mesmo - Oráculo de Delphos) estava a verdade. E  que com a Maiêutica ele poderia "fazer o parto" da Verdade.

Convido agora, você a refletir sobre isto: O QUE É O REAL? Meus sentidos me enganam? Como posso sair da Caverna ou escapar das armadilhas da Matrix?

Professor Frederico Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário