sexta-feira, 25 de março de 2011

Matrix, Mito da Caverna, Roda Vida: alegorias que falam de nossa alienação?

1 - A música do Chico Buarque - Roda Viva - diz: "Agente quer ter voz ativa...em nosso destino mandar... mas eis que chega a Roda Viva...e carrega o destino prá lá..."
2 - A música dos Titãs pergunta: " Você tem sede que? Você tem fome de que?" 
3 - E nós, quando acordamos pela manhã, vamos ao banheiro, escovamos os dentes, tomamos um banho, vestimos nossa roupa, tomamos café e saímos para a rua. Alguns irão pegar um ônibus para o trabalho; outros virão para escola. Por volta do meio dia fazemos uma refeição, que chamamos almoço. A tarde seguimos outras rotinas: estudamos, trabalhamos, dormimos, namoramos, assistimos TV, conversamos ao MSN, acessamos o ORKUT. A noite fazemos uma outra refeição, que chamamos jantar. Depois seguimos outras rotinas. Mais tarde caímos no sono da noite. Às vezes lembramos de nossos sonhos. A maioria das vezes não. 
4 - Passamos os dias esperando o fim de semana, para uma balada ou para descansar. Passamos o ano esperando as férias, para uma viagem ou para descansar. Passamos a vida esperando a aposentadoria, para não trabalhar mais e descansar.   Esta é a nossa liberdade? 
5 - Afinal - "Agente tem fome de que?" - "Agente quer ter voz ativa" para quê? Esta é a nossa liberdade? Ou a nossa prisão? Ou existem outras respostas? 



6 - Muitas vezes, como em Matrix, preferimos o "conforto" da nossa falta de liberdade; da nossa falta de escolhas.

Um comentário:

  1. Caros alunos,

    Considerando os exemplos citados acima e o trecho do filme Matrix, vamos refletir sobre o que significa a Liberdade para nós, em nosso dia a dia.

    Um abraço

    ResponderExcluir