terça-feira, 22 de março de 2011

Diário de Classe: Uma autocrítica sobre o método de uma aula.

O magistério da filosofia pressupõem o exercício da autocrítica na formação de juizos críticos sobre "o  fazer" do próprio professor. E esta reflexão que estou elaborando agora, relativa à nossa última aula com o tema:

POSSUIMOS LIVRE-ARBÍTRIO OU NOSSAS ESCOLHAS, DECISÕES E JUIZOS SÃO CONDICIONADOS?

Em minha avaliação a metodologia que utilizei no desenvolvimento deste tema mostrou-se inadequada, não tendo assim eu, o como professor, alcançado o resultado pretendido.
Postarei estas reflexões nos próximos dias, apontando as principais dificuldades encontradas pelos alunos e a formulação de novas abordagens e metodologias para o estudo este tema.

2 comentários:

  1. A dificuldade de construir uma metodologia não seria proporcional à dificuldade do tema proposto? O entendimento do tema exige um distancimento de vivências do cotidiano que embora construídas pelo processo cultural ao longo dos tempos e da vida de cada um, passa a parecer natural pela repetição. Não seria interessante partir, então, de exemplos concretos do cotidiano?????? Não sei...

    ResponderExcluir
  2. Sugestão de filme para o tema...a comédia Mais Estranho que a Ficção..sem falar no MATRIX..

    ResponderExcluir