terça-feira, 1 de março de 2011

3 - Tragédias: Vontade de Deus? Leis da Natureza ? Ação dos Seres Humanos?

Terceira Aula - 01 de Março 2011
Público: Alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Emílio de Vasconcelo Costa. 

TRAGÉDIAS:
FATOS NATURAIS, AÇÃO HUMANA OU UMA
 COMBINAÇÃO DOS DOIS

Durante todo o último verão de 2010-2011, muitas cidades brasileiras, passaram por grandes tragédias envolvendo desmoronamento de morros, que soterraram casas e pessoas, enchentes que cobriam cidades inteiras e formavam correntezas com a força de um rio.  As imagens das cidades serranas do Rio de Janeiro, de municípios do interior de Santa Catarina, o cenário de grandes metrópoles como São Paulo e Belo Horizonte continuam desafiando nossa capacidade de entender estas tragédias. Centenas de mortos e desabrigados, pessoas ainda desaparecidas, muitas moradias totalmente destruídas, famílias desestruturadas: estes sãos apenas alguns dos fatos que permanecem vivos na lembrança de quem passou pela experiência diretamente ou que acompanharam os episódios pela televisão, internet, jornais e revistas.

MAS AFINAL: QUEM É O CULPADO POR TUDO ISTO?

Esta é a nossa reflexão de hoje. Vamos considerar algumas das prováveis causas e alguns dos prováveis responsáveis.

a)      Para muitos as tragédias acima descritas foram uma forma que Deus encontrou para punir os seres humanos pelos seus erros. As pessoas que assim entendem viram as tragédias como fatalidades e destino.
b)      Outros consideram que tudo que aconteceu pode ser atribuído a fatores naturais, como as grandes concentrações de chuvas nos períodos de verão. É o ciclo natural das estações e da vida na terra.
c)      Existe ainda quem considere a existência dos fatores naturais, mas responsabilizam a falta de políticas públicas preventivas, falta de fiscalização, descaso das autoridades, que não impediram a construção de casas em locais de risco ou que fizeram grandes avenidas impermeabilizadas, onde a água da chuva não tinha para onde correr.
d)      Finalmente podemos lembrar aqueles que dizem que as pessoas que constroem em local de risco deveriam ser responsáveis pelas conseqüências de seus atos, mesmo que estas pessoas sejam pobres e não tenham outro lugar para morar. Consideram também que a construção de muitas avenidas asfaltadas é desejo dos que possuem carro e que preferem o transporte individual ao transporte coletivo, como o metrô. Desta forma são culpados por termos cidades saturadas de grandes construções que apenas impermeabilizam o solo.


Nosso trabalho é analisar estes argumentos e elaborar nossa própria opinião sobre eles. Você pode concordar com todos os argumentos ou com nenhum deles.
Afinal qual nossa opinião: ESTAS TRAGÉDIAS RESULTAM DOS FATOS NATURAIS, DA AÇÃO HUMANA  OU UMA COMBINAÇÃO DOS DOIS? EXPLIQUE SUA OPINIÃO.

2 comentários:

  1. Olá turma,

    Os Mitos tiveram papel fundamental na explicação de fenômenos da natureza, no início do pensamento grego. Um filme que vale a pena ser visto (embora tenha recebido muitas críticas) é Fúria dos Titãs. Assista o filme e fique com sua própria crítica. Depois vamos compartilhar nossas opiniões.
    Abraços

    Prof Frederico

    ResponderExcluir
  2. Caros alunos,

    1 - Neste final de semana vou postar alguns comentários sobre o último trabalho que realizamos em sala de aula, relacionado com as Tragédias "Naturais".

    2 - Aproveitem para acompanhar o Fenômeno Natural ocorrido esta semana do Japão: um grande terremoto, seguido de um "tsunami". Este terremoto pode ser considerado como resultado de uma ação humana? E suas consequências e prevenção? Os seres humanos podem ser preparados para diminuir o efeito destas catástrofes? Nestas ocasiões podemos identificar ações baseadas em valores como a solidariedade?

    ResponderExcluir