As verdades da razão
“Raciocinar
não é algo que aprendemos em solidão, mas algo que inventamos ao nos comunicar
e nos confrontar com os semelhantes: toda razão é fundamentalmente
conversação”. 'Conversar' não é o mesmo que ouvir sermões ou atender a vozes de
comando. Só se conversa - sobretudo só se discute - entre iguais. Por isso o hábito
filosófico de raciocinar nasce na Grécia, junto com as instituições políticas
da democracia. Ninguém pode discutir com Assurbanipal ou com Nero, e ninguém
pode conversar abertamente em uma sociedade em que existem castas sociais
inamovíveis.
[
... ]Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar
os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo as
deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre
umas e outras.
[
... ]A democracia se baseia na suposição de que não há homens que nascem para
mandar nem outros que nascem para obedecer, mas todos nós nascemos com a
capacidade de pensar e, portanto, com o direito político de intervir na gestão
da comunidade de que fazemos parte. No entanto, para que os cidadãos possam ser
politicamente iguais, é imprescindível que, por outro lado, nem todas as suas
opiniões o sejam: deve haver algum meio de hierarquizar as ideias na sociedade
não hierárquica, potencializando as mais adequadas e descartando as errôneas ou
daninhas. Em resumo, buscando a verdade. Essa é justamente a missão da razão
cujo uso todos nós compartilhamos.
[
... ]. Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou
castelos para que neles nos encerremos como forma de autoafirmação pessoal:
'ter' uma opinião não é 'ter' uma propriedade que ninguém tem o direito de nos
arrebatar. Oferecemos nossa opinião aos outros para que a debatam e por sua vez
a aceitem ou refutem, não simplesmente para que saibam 'onde estamos e quem
somos'. E é claro que nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais
as que têm melhores argumentos a seu favor e as que melhor resistem à prova de
fogo do debate com as objeções que lhe sejam colocadas.
[...
]A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver
nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós. Não só temos que ser
capazes de exercer a razão em nossas argumentações como também- e isso é muito
importante e, talvez, mais difícil ainda- devemos desenvolver a capacidade de
ser convencidos pelas melhores razões, venham de quem vierem.
[ ... ]A partir da perspectiva racionalista,a
verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca inclui a
conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como
afirmação da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade
objetiva através das múltiplas subjetividades.
SAVATER,
Fernando."As verdades da razão." Em: As perguntas da vida. - São
Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 43-44.
Questões
1
Que relação o autor estabelece entre conversação e democracia?
2
O que significa dizer que a razão funciona dentro de nós e entre nós?
3
Releia o tópico que fecha o capitulo "A verdade como horizonte" e
relacione a ideia de verdade com a frase do autor: "a verdade buscada é
sempre resultado, não ponto de partida".
Resenha do livro
Filosofando - de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins -
4ªEdição - Editora Moderna
queria saber as respostasa desse exercicio
ResponderExcluirquero as respostas dessa atividade por favor
ResponderExcluireu quero são as respostas e não as perguntas :@
ResponderExcluirQueroo saber as respostas dos exercicios...
ResponderExcluirquero as respostas e não as perguntas, bando de burros
ResponderExcluirtbm
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor favor me mandem a resposta da 3
ResponderExcluirvão estudar kkkkkk <-
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