terça-feira, 21 de junho de 2011

Revisão de estudos II - Natureza, cultura, psiquismo, razão e emoção.

"O coração tem razões que  própria razão desconhece" - Pascal

1 - O título desta postagem  localiza  um debate que estamos promovendo em sala de aula. Em nossos estudos iniciais procuramos marcar a singularidade do Ser Humano face a Natureza.

2 - Esta singularidade é acentuada quando promovemos o debate da relação entre o Cérebro e a Mente.

3 - Nesta sequência examinamos as duas principais doutrinas denominadas Dualismo (destaque para Platão) e o Monismo (destaque para Demócrito).

4 - Recomendo conferir detalhes destas doutrinas em postagens anteriores.

5 - Todas estas reflexão que ocorrem no âmbito da Antrolopologia Filosófica tem como indagação central a questão - Quem é a Pessoa ou o Ser Humano?

6 - ou Quem é o Ser Humano? Quem é este ser que emerge da Natureza (portanto dela faz parte) e ao longo de sua hístória torna-se singular a ela?

7 - O que confere aos Humanos esta ou qualquer singularidade?

8 - Estudamos o Corpo e o Psiquismo.

9 - No Corpo encontramos processos semelhantes  aos encontrados em toda a Natureza: encontramos em operação as Leis Necessárias (Leis que possuem regras idênticas em qualquer parte da Terra e podem ser identificadas pela Razão).

10 - Mas neste mesmo Ser Humano encontramos uma dimensão contingente (acidental), não necessária que estará presente no próprio estudo da Ética e da Filosofia Política.

11 - Em uma síntese brilhante Aristóteles irá denominar o ser humano como Animal Racional.

12 - Racional na sua singularidade e Animal em sua Natureza (os seres humanos surgem na evolução a partir dos primatas).

13 - Mas então fazemos a pergunta? A Razão pode tudo?

14 - A frase de Pascoal -   "O coração tem razões que  própria razão desconhece" nos obriga precisamente a examinar que razões são estas proclamadas pelo Coração.

15 - Descobrimos que além dos Sentidos (que nos coloca em contato com a natureza sensível ) e da Razão que organiza este conhecimento, pela sua racionalidade, descobrimos que existe um vasto universo da dimensão humana que está em uma esfera mais ampla de nossa experiência.

16 - Sentimentos (emoções) e a Intuição passam a figurar em nosso sistema.

17 - Jung, discípulo de Freud, sistematizou este conhecimento . Estes são os elementos de nossa atual reflexão.

Bons estudos para todas as equipes. Durante o mês de Junho este será o campo de nossas reflexões.

Frederico Drummond - professor de filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário