sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lições de Platão: A Alegoria da Caverna

A Alegoria da Caverna é o texto mais conhecido de Platão, que levanta muitas questões sobre a realidade, conhecimento, etc.
Na história, dois homens prisioneiros estão acorrentados numa caverna, virados de costas para a abertura, por onde entra a luz solar. Eles sempre viveram ali, nesta posição. Conheciam os animais e as plantas somente pelas suas sombras projetadas nas paredes. Um dia, um dos homens consegue se soltar, e vai para fora da caverna. Fica encantado com a realidade, percebendo que foi iludido completamente pelos seus sentidos dentro da caverna. Agora ele estava diante das coisas em si, e não suas sombras. Diante do conhecimento. Retornou para a caverna, e contou para o companheiro o que havia visto. Este não acreditou, e preferiu continuar na caverna, vendo e acreditando que o mundo é feito de sombras.
Para Platão, as coisas que nos chegam através dos sentidos (tato, visão, audição, etc), são apenas as sombras das idéias. Quem estiver preso ao conhecimento das coisas sensíveis apenas não poderá alcançar o mundo das idéias, ficando como o prisioneiro.

Autoria: Por Lucas Martins
Fonte: http://www.infoescola.com/filosofia/alegoria-da-caverna/

2 comentários:

  1. Adorei o texto, é muito verdadeiro ainda mais pois é muito direto também!Parabéns para o autor!

    ResponderExcluir
  2. Olá Obrigado por sua participação. Você é aluno de nossa Escola?

    Um abraço

    Frederico - professor de filosofia

    ResponderExcluir