segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

IDEOLOGIA ALIENAÇÃO: O que aprendemos com a Filosofia da Ciência.


Conceitos como IDEOLOGIA e ALIENAÇÃO tiveram grande importância no pensamento do filósofo Karl Marx. Sabemos que a Ideologia é uma visão de mundo, ou seja, os valores, interesses e crenças de uma determinada classe social.  Quando Marx analisou o capitalismo ele observou que a classe dominante tinha sua própria ideologia. Através da propaganda, do ensino nas escolas, da indústria do cinema, dos programas de TV e outros meios, esta classe dominante transmitia sua ideologia (seus valores) para toda a sociedade, fazendo com que esta mesma sociedade assumisse a ideologia da classe dominante como se fosse sua. Este fato acontece sem que nós percebamos isto. Esta é uma das faces perversa do processo de alienação. As pessoas esquecem o sentido da própria vida e o valor real do seu trabalho e passam a adotar valores que não são seus. Consumimos novos produtos, não porque precisamos, mas porque a propaganda nos faz acreditar que este é o nosso desejo. E assim, novas pesquisas e novas tecnologias financiadas pelas classes dominantes alimentam a descoberta de novos produtos. Os recursos do planeta vão se esgotando apenas para alimentar o Capital. Qual a ética de tudo isto. Como a Filosofia das Ciências pode contribuir com esta reflexão? Foi este o centro de nossos debates no último bimestre do ano e sobre qual faremos nossas avaliações.

Para refletir:
a) Se muitas das pesquisas científicas são financiadas pelos donos do Capital, será que estar pesquisas estão voltadas para ajudar a maioria das pessoas ou para aumentar mais o lucro do próprio Capital?
b) Será que as grandes empresas gastam dinheiro com pesquisas se elas não tiverem interesses financeiro nestas mesmas pesquisas?  Neste caso estas pesquisas são isentas de intesses? Elas são neutras?
c) Você já ouviu falar de remédios que são lançados do mercado, depois são proibidos pelos órgãos de fiscalização porque estes remédios possuem efeitos danosos à saude?
d) Como um cientísta pode concordar com isto sem denunciar estes efeitos negativos que ele mesmo pesquisou?

Frederico Drummond: professor de filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário