quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Agosto 2011. Revisão geral do nosso Planejamento Anual Pedagógico de Filosofia. Confira:

Um dos segredos de um bom desempenho no estudo da filosofia é termos sempre presente nosso plano de estudos. A natureza transdisciplinar deste conhecimento nos leva, muitas vezes, aprofundar a investigação de um tema, além do programado. Isto não é um problema. Apenas não podemos perder nosso mapa. Vamos revê-lo:
1º Bimestre:
O estudo do Ser Humano (Antropologia Filosófica), privilegiando os estudos da a) Natureza e Cultura e b) Corpo e Psiquismo. Aqui fazemos a pergunta: O QUE É SER HUMANO? O QUE É A PESSOA? Tais perguntas nos levam para a investigação desta singularidade que é a Consciência e mais, a Autoconsciência ( O Ser Humano Sabe que Sabe).
Aqui iniciamos também o estudo da Ontologia (Onto=Ser - Logos=Conhecimento).  Qual é a essência do Ser?
2º Bimestre
As reflexões são centradas na Ética e na Filosofia Política. Especial atenção é dedicada à Teogia do Valor, conhecida como Axilologia.
3º Bimestre
Início do estudo da Teoria do Conhecimento ou Epistemologia. Desde a Alegoria de Caverna, de Platão, até filmes compemporâneo como Matrix fazemos a pergunta: O que é o real?
Pesquisamos neste período também os fundamentos da Lógica. Lembrete prático: o sistema de Planilhas Eletrônicas, tipo Excel, é todo estruturado em Lógica Formal.
4 º Bimestre
Prosseguimos o estudo da Teoria do Conhecimento.

Outro lembrete: em todos os Eixos Temáticos iremos apresentar um período da História da Filosofia, assim estruturado:

a) Antiguidade Clássica - Da Mitologia, passando pelo período Cosmológico, depois pelo período Antropológico (Sócrates e Platão) até Aristóteles e os Sofistas.
b) Idade Média: a) a Patrística - Com início em Santo Agostinho e depois Tomaz de Aquino (Escolática);
c) Renascença - com as contribuições de Maquiavel e da Reforma Protestante;
d) Era Moderna - Examinando o grande salto do pensamento de Descarte (Dúvida Metódica), Hobes e Espinosa (retomada do conceito de Imanência)
e) Iuminismo - Estudos do pensamento de Kant e Rousseau ( O Contrato Social);
f) Era Contemporânea - com destaque para os gigantes do pensamento como Nietzsche, Hedegger, Hegel, Conte, Sartre e Marx.

É uma estimulante jornada. Vamos prosseguir em nossa viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário