quarta-feira, 11 de abril de 2012

Experiência Filosófica – Um caminho para a verdade.

Releiam o texto abaixo. Ele sintetiza boa parte de nossa própria experiência filosófica


a) Nossos sentidos podem nos enganar? b) Como posso saber se o que estou vendo é real ou uma ilusão? c) Como usamos a razão para interpretar os dados que nossos sentidos me revelam da realidade? d) A realidade é apenas o que os sentidos me revelam? Neste caso como admitimos  que um átomo existe se não posso senti-lo? Um número qualquer, por exemplo, o número 5 ou o número 9, podem ser encontrados na natureza, ou eles são símbolos que nossa razão criou? e) Deus existe? Para aqueles que consideram real sua existência como podem afirmar isto se não podem vê-lo? A intuição (fonte do conhecimento direto ) pode ser uma maneira de me indicar a existência de Deus?
Vamos finalmente lembrar a famosa frase do filósofo Pascoal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece".
O que o filósofo quis dizer com isto? Acertou quem respondeu nossas emoções, como o amor, nossas paixões, a alegria, a dor emocional. Estas dimensões fazem parte e são fundamentais na vida humana. Aprendemos com elas e elas não estão na esfera da razão.
Para facilitar criamos uma forma que ajuda a memorizar nossos recursos para conhecimento da realidade, expresso nas seguintes letras: R.E.I.S, que  significam: RAZÃO; EMOÇÃO; INTUIÇÃO E SENTIDOS. Com estes recursos os seres humanos sabem que não é apenas com a razão que eles descobrem a realidade.
Entender estas dimensões considerando a forma como fazemos nossos julgamentos, como desenvolvemos nossa capacidade crítica, como exercemos nossa cidadania, como nos libertamos da "Caverna de Platão" constitui um dos fundamentos centrais de nossos estudos. Como mestre de Platão, o filósofo Sócrates já havia apontado um caminho para o conhecimento da realidade, através do autoconhecimento, citando a célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo”. Sócrates entendia que dentro de cada um de nós estava o caminho para a verdade, e nos conhecendo poderíamos superar todos os preconceitos, os julgamentos ilusórios, distinguir o certo do errado, o justo do injusto e descobrir o bem verdadeiro. Todos estes conhecimentos marcaram o início da filosofia antiga, principalmente na Grécia Antiga.

TENDO COMO BASE O TEXTO ACIMA FAÇA UMA REDAÇÃO COM O SEGUINTE TÍTULO:

COMO POSSO ENTENDER A FILOSOFIA COMO UM CAMINHO PARA A VERDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário