sábado, 26 de fevereiro de 2011

1 - O Ser Humano: Natureza e Cultura

Escola Estadual Emílio de Vasconcelos Costa – Sete Lagoas, MG – 2011

Período: fevereiro de 2011

  • Disciplina: Filosofia
  • Campos de investigação: O SER HUMANO
  • Correspondência disciplinar: Antropologia Filosófica

I - Conteúdo Básico:

1 – O Ser Humano

Eixos:

1.1  -  NATUREZA E CULTURA
1.2   - CORPO E PSIQUISMO

Temas e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos:

a)     Distinguir entre as noções de natureza e cultura;
b)     Compreender a noção de cultura como essencial à definição do ser humano
c)      Compreender que, no ser humano, as características biológicas da natureza e os dados culturais estão profundamente associados.

II – Atividades em Sala de Aula

Textos dos grupos de alunos – 22 de fevereiro de 2011
Os textos abaixo foram elaborados pelos alunos da segunda série do ensino médio, para a disciplina de filosofia, segundo os temas propostos.


1 - O que distingue o ser humano de outros animais?


Grupo 1

a) A capacidade  de pensar, guardar sentimentos;
b) O comportamento
c) Os animais têm que matar por instinto, para se alimentar. Já o ser humano não.
d) Para o ser humano existem leis e regras; já os animais não

Grupo 2

a) O ser humano tem sentimentos e os animais, alguns, não têm. O ser humano é inteligente.
b) O ser humano tem a capacidade de ter uma inteligência mais avançada; por isto o ser humano inventa várias coisas; os animais não conseguem inventar nada. Os animais só conseguem seguir sua Cadeia Alimentar.
Grupo 3

a) A capacidade de pensar, falar, raciocinar, o sentimento, a forma física, a forma de agir, entre outras coisas.

Grupo 4


a) A forma de pensar (raciocínio), comportamento, instintos, forma física, modo de se comunicar.

Grupo 5

a) O ser humano mata para roubar e o animal para sobreviver.

b) Se um animal matar ele não vai preso; se um homem matar ele vai.

c) O ser humano vive em um espaço que tem leis e regras o animal não

Grupo 6

a) O ser humano possui inteligência, assim como outros animais. Porém diferentemente de golfinhos e outros animais, o ser humano usa sua inteligência não somente para sobreviver, mas também para a cooperação e criar ferramentas; por isto o ser humano é diferente dos animais.


Grupo 7

a) O ser humano é um ser muito complexo, mas nos diferenciamos pela capacidade de sentirmos raiva, ódio, amor, desconfiança e dúvida.

Grupo 8

a) Única diferença entre o ser humano e o animal é a capacidade de raciocínio. Ao contrário dos animais que seguem os instintos, o ser humano se guia através da razão dada pelo seu cérebro.

2 - O que aproxima o ser humano de outros animais?

Grupo 9

a) A necessidade de se alimentar;
b) A busca pela sobrevivência;
c) a Reprodução para a continuação da espécie;
e) Demonstração de sentimentos.

Grupo 10

a) O carinho, a necessidade de convivência entre o homem e o animal;
b) Procurar afeto; a necessidade de ter companhia;

c) E até muitas vezes no esporte, na ajuda a (com) pessoas deficientes visuais.

3 - Existe uma natureza humana? Uma essência humana? No humano, é possível distinguir o que é natural do que é cultural?

Nenhum grupo trabalhou o tema 3.

4 - Os grupos humanos podem usufruir dos recursos naturais sem pensar nos seus limites?
a) Um fazendeiro pode utilizar a água do rio que passa em sua propriedade, do modo como ele quiser?
b) A dona de casa pode continuar lavando o passeio com a mangueira de água?

Grupo 11

a) Não, porque ele tem cabeça para pensar que o mundo não é só dele, pois o rio não está passando somente na fazenda dele; passa em outras também.
b) Ela pode usar sim, a mangueira. Mas ela tem que ter a consciência de não desperdiçar tanta água.

Grupo 12

Geral -  Não, eles não podem usufruir dos recursos naturais sem pensar nos seus limites;

a) Sim, mas no futuro sofrerá conseqüências se não for utilizado de uma maneira adequada

b) Não, pois não existe água para  vida toda.

5 - As leis devem ser aplicadas a todos os indivíduos igualmente, sem levar em conta as diferenças dos ambientes naturais em que vivem? Ou sem levar em conta as particularidades culturais nas quais foram educados?

Nenhum grupo trabalhou o tema

Orientação para pesquisa: investigar as principais escolas filosóficas - desde  a antiguidade grega até o período contemporâneo - associando estas escolas e os principais filósofos aos conceitos de Natureza e Cultura.
Pesquisa no Link do Blog http://praxisfilosofia.blogspot.com/ - Você encontra este link aqui, no lado direito desta página. 


Professor: Frederico Ozanam Drummond

4 comentários:

  1. Excelente trabalho! Parabéns ao professor e aos alunos da Escola Estadual Emílio de Vasconcelos Costa de Sete Lagoas.
    Os alunos bem conduzidos surpreendem em suas reflexões.
    Quantas mudanças podem fazer em suas vidas e na vida da comunidade entendendo o que não pode ser mudado, e o que pode ser recriado enquanto construçao do homem através dos tempos. Quantos preconceitos podem ser abolidos... Enfim, é um tema fascinante. "Não é que esses meninos estão podendo..."

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  2. Obrigada professora Amanda pelos seus comentários. Mas também fui surpreendido positivamente pela capacidade dos alunos elaborarem reflexões de elevado alcance filosófico. Tenho a convicção de que eles estão gostando de participar desta jornada singular.

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  3. Parabéns,professor Frederico,pelo seu belíssimo trabalho em nossa escola!!!!
    Estamos orgulhosos de ter em nossa equipe um profissional como você.
    Continue estimulando e levando os nossos alunos a incessante busca do auto-conhecimento.

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  4. Obrigado professora Sheila. Nossos alunos sentem-se gratificados com suas palavras de estímulo e apoio.

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