domingo, 15 de maio de 2011

O Argumento Filosófico, Juizo de Valor e Axiologia.

BUSCANDO FAMILIARIZAR COM A LINGUAGEM DA FILOSOFIA:

1 - O tema central do nosso currículo, no segundo bimestre do ano, é a Ética. No campo estudamos da Teoria do Valor, conhecida também como Axiologia. As perguntas que fazemos são: O que é ser justo? O que é justiça? O é o bem? O que é a injustiça? De onde vem estes conceitos ou idéis? Não existem respostas simples para todas estas questões.

2 - Alguns filósofos dizem que estes Valores são inspirados por Deus, através da Revelação (Palavra) ou inspirando a consciência dos seres humanos e tendo como um grande representante o filósofo da Idade Média, Tomaz de Aquino.
Outros, como Platão, dizem que existe um Mundo das Idéias, de onde vem todas as idéias perfeitas. Na filosofia contemporânea o grande pensador Jung desenvolveu os conceitos de arquétipos e do inconsciente coletivo, com profundo paralelo às ideías platônicas.
Existe ainda uma grande corrente que diz que os Valores nascem na história e na cultura dos humanos, sendo conhecida como Humanismo. Sartre (existencialismo) e Marx ( materialismo dialético) são importantes representantes desta corrente.
Outros filósofo da era moderna, como Rosseau e seu conceito do Contrato Social, também foi um grande humanista.
No período contemporâneo surgiu um corrente conhecida como Ecologia, tendo como fundamento a preservação da biodiversidade.
O professor Pierre Weil defende uma ética fundada na ecologia, segundo três níveis: a ecologia pessoal (busca do equilíbrio interior); ecologia social (busca na qualidade dos relacionamentos) e ecologia ambiental (busca da biodiversidade)
No Brasil um importante pensador da ecologia é o teólogo Leonardo Boff.  Ao longo de nossa jornada, como estudantes de filosofia, examinaremos cada uma destas correntes.

3 - Propus aos alunos examinassem a seguinte proposição:

"É verdade que Deus pode influir nas Leis da Natureza", indagando: esta afirmação é um Juizo de Fato ou um Juizo de Valor?

4 - Nas próximas duas semanas faremos este debate tendo em conta os métodos de construção do Argumento Filosófico.

Boa semana para todos
15 de Maio de 2011
Frederico Drummond

Nenhum comentário:

Postar um comentário