domingo, 20 de março de 2011

Registro de Sala de Aula 15/03/2011- Comentados

Como dissemos em nossa postagem anterior, os alunos foram defrontados  com as seguintes proposições:

Um homem e um cavalo possuem os mesmos recursos dos sentidos para obter informações do meio em que vivem como a audição, visão, olfato, paladar e tato. Ambos possuem também um cérebro.

1 - Porque o primeiro consegue construir uma cultura e fazer história e o segundo não?

2 - A diferença estaria nas características do cérebro humano (mais evoluído) quando comparado com o cérebro de outros animais (menos evoluídos)?

3 - A existência ou não de uma alma no homem poderia explicar ou não esta diferença?

4 - Podemos dizer que a consciência surge deste cérebro mais complexo ou não? Temos outras teorias para explicar como surge a consciência e qual sua relação com a mente e o cérebro?

A partir destas colocações solicitamos aos alunos que formassem grupos de debate e elaborassem um pequeno texto respondendo à seguinte questão


Os seres humanos possuem uma alma? Ela é diferente do corpo físico? Porque você pensa assim?

Os textos estão reproduzidos abaixo. Sobre eles podemos fazer as seguintes observações:

1 – A grande maioria dos alunos manifesta o conceito, originário das religiões, que a consciência é propriedade de uma alma imortal.
2 – Sendo a alma imortal ela, naturalmente, difere do corpo físico, que é mortal (visão conhecida como dualista).

3 – A alma, além de princípio inteligente, é princípio vital. Ela dá vida ao corpo ou permanece neste enquanto o corpo está vivo.

4 – A alma foi dada aos seres humanos por Deus e sua destinação após a morte do corpo pode ser alguma dimensão transcendental ou pode retornar a um novo corpo, segundo a teoria da reencarnação.

5 – Uma pequena minoria dos alunos considerou a consciência como produto do cérebro evoluído, não reconhecendo ainda qualquer princípio imortal como fator de vitalidade. Quando o corpo morre, a alma também morre (visão conhecida como monista). 

6 – A visão de uma alma imortal, sede das idéias como Belo, Puro e  Nobre, criada por uma divindade está de acordo com a Teoria da Alma, de Platão. Estas idéias alimentaram depois as teorias de Aristóteles, que por sua vez, serviu de base para o pensamento teológico de Tomaz de Aquino, na Idade Média, estando ainda presente em boa parte das teorias cristãs contemporânea. Estes filósofos são da corrente dualista.

7 – Demócrito (460 a 370 a.C.) foi um dos mais importantes monistas dentre os filósofos da antiguidade grega. Criou uma robusta teoria sobre os átomos. De acordo com seu entendimento a alma era mortal tanto quanto o corpo. Entende-se como uma visão monista.

8 –  Um dos significados da palavra grega Psyquê é Alma, que dá origem à palavra Psicologia.

9 - Minha observação como professor:

ao contrário de muitos outros professores meu entendimento é que a separação dualista X monista empobrece a visão da consciência. Pelo menos uma corrente importante - conhecida como holográfica - precisa ser melhor examinada pelos pesquisadores da filosofia.


Segue reprodução dos textos dos alunos:

Turmas da 2ªB


Grupo 1

No nosso consenso o ser humano tem alma imortal, pois a alma é totalmente diferente do corpo; pois não tem uma forma física, porque ela é a forma (de) com que cada um de nós pensa.

Grupo 2

No nosso grupo duas pessoas acreditam em Deus e que os seres humanos possuem uma alma. Mas uma colega discorda; ela acha que todo ser evoluiu e continua evoluindo.


Grupo 3

Nós concordamos que o ser humano possui uma alma; acreditamos no poder divino, do qual fomos criados e que nossa alma é imortal, apenas nosso corpo morre.

Grupo 4

Sim, porque a alma é diferente do corpo físico no modo de agir e pensar.

Grupo 5

A alma é essencial para o”pensar” das pessoas, o sentir e outras coisas que a alma é essencial para o ser humano.

Turmas da 2ªA

Grupo 1

Os seres humanos possuem corpo, alma e espírito. A nossa alma é diferente do nosso corpo físico. Pois achamos que a alma é nossa energia e o corpo sem alma é um corpo morto; e uma alma sem corpo é a lógica; quando o corpo morre a alma vai para o céu ou inferno e o espírito automaticamente vai para Deus (segundo “minha”  religião).

Grupo 2

Cada ser humano possui um cérebro e sua razão; ,mas nem sempre deixando de ter sua fé, que são coisas completamente diferentes. Sendo assim acreditamos no dualismo.
Grupo 3

Sim, porque sem a alma você (não teria nascido?). E sem a alma você não seria nada na terra; e o seu corpo ia ficar deitado, sem mexer; porque a alma sai do seu corpo e fica vagando até ir para o céu.


Grupo 4

Sim. Todos nós acreditamos que o ser humano possui uma alma; porque acreditamos que somos compostos de corpo e alma. Temos uma visão monista (?).

Grupo 5


Sim, os seres humanos possuem alma e, acreditamos que possa ser diferente do corpo físico. Temos diferentes opiniões. Uns acreditam em reencarnação; quando o corpo morre a alma (é) reconstituída e reencarna em um novo corpo. E (existe) também a idéia de que o corpo morre e a alma vai para algum (lugar?), mas não constitui um novo corpo.


Turmas da 2ª


Grupo 1

Sim. O homem possui alma, pois possui a habilidade de raciocinar juntamente com o cérebro e assim realizar diversas tarefas. Enquanto (em quanto?) animais possui espírito que serve apenas para desempenhar uma função.

Grupo 2

Sim, o ser humano possui uma alma, pois é através da sua alma que o ser humano vive, cresce, depois morre; o seu corpo morre, mas sua alma não.
A alma é diferente do físico, pois ela está no interior do ser humano e não tem nada a ver com o físico. Pensamos assim porque achamos que o corpo e a alma são muito diferentes.


Sistematização e comentários: Professor Frederico

2 comentários:

  1. Olá gente querida,
    As questões em debate são complexas e requerem muita reflexão. Vejo que não há respostas certas ou erradas e sim posicionamentos que variam de acordo com o nível de informação, conhecimento do tema, crença e valores. A busca de explicação da nossa existência passa também pelas emoções...seriam essas questões da alma????
    Gde abraço a todos,
    Ana Carla

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Ana Carla,

    Obrigado por sua contribuição. De fato as nossas emoções fazem parte das estruturas fundamentais de nossa alma (psyquê). Carl Jung, que foi um dos principais discipulos de Freud (que teve sua teoria influenciada por Platão) fala de quatro estrutura fundamentais do psiquismo: o sentimento, o pensamento, a sensação e a intuição. Com isto Jung buscava mostrar que nossa estrutura de conhecimento do "real" não se limitava ao racional/sensorial mas também às emoções e intuição.

    ResponderExcluir