segunda-feira, 26 de março de 2012

Sócrates: resumo comentado. Para registro em nossos cadernos.

Um dos importantes legados do filósofo Sócrates foi sua técnica dos Diálogos. Por isto Sócrates perguntava muito.
A Alegoria da Torre de Babel pode ser um fator que impede o exercício permanente dos Diálogos? O que vocês pensam?
Durante esta semana - 26 a 30 de março - iremos debater e fazer redação sobre isto. Vocês podem se preparar pesquisando mais sobre a vida de Sócrates.

Informações importantes sobre a vida de Sócrates:

1 - A mãe de Sócrates era parteira. O filósofo entendia que todas as pessoas poderiam chegar à verdade com o uso correto da razão. A verdade estava no interior das pessoas. O que ele como filósofo precisava fazer era ajudar no"parto" desta verdade abrigada no interior de cada um de nós. O nome desta técnica era "maiêutica" ( dar á luz - parto). Para isto o uso constante e criterioso dos Debates era fundamental.

2 - "Conhece-te a ti mesmo": Esta frase estava escrita no templo ao deus Apolo. Sócrates adotou-a como um princípio para auto-reflexão. Adotando esta prática os seres humanos podiam ir a procura das verdades universais  e alcançar o bem e a virtude.
Por fazer do auto conhecimento a fonte da verdade o período socrático ficou conhecido como "Antropológico" (  anthropos, "homem").

3 - "Só sei que nada sei". Esta é uma das sentenças mais famosas de Sócrates. Considerado como um ou o maior sábio da Grécia Antiga, Sócrates fazia da "ignorância"  do seu próprio conhecimento uma abertura para procurar sempre novos conhecimentos. Ao mesmo tempo estimulava às demais pessoas a se reconhecerem como ignorante como forma de não se fecharem em falsas verdades ou conhecimentos ultrapassados.

4 - "Apologia de Sócrates " - Livro em que o filósofo Platão relata o julgamento de Sócrates e sua condenação à morte, ingerindo cicuta  (um tipo de veneno).
Os poderosos da Grécia consideravam a pregação de Sócrates pela verdade e a justiça uma forma de corromper a juventude.
Os juízes queriam que Sócrates abandonasse suas pregações, como forma dele se salvar. Sócrates considerava que fazendo isto ele estaria sendo conivente e tolerante com a "mentira dos juízes". O filósofo preferia a morte a ter que negar a verdade.  

5 - Sócrates não deixou nada escrito. Tudo sobre ele foi relatado por seu maior discípulo o filósofo Platão.

Texto de autoria de Frederico Drummond - professor de filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário