Os tópicos deste Eixo estão da seguinte forma esquematizados:
TÓPICOS:
2.1. Os valores
a. Ser e dever ser
b. Universalidade e relatividade dos valores
2.2. Liberdade e determinismo
2.3. Indivíduo e comunidade
a. Conflito
b. Lei e justiça
O programa é desenvolvido tendo como perspectiva aprimorar algumas de nossas habilidades. Seguindo o esquema acima temos a seguinte proposta:
2.1 - Campo dos Valores:
a. Ser e deve ser
- Reconhecer que o agir humano é de natureza valorativa.
- Distinguir e circunscrever a esfera da moral como o lugar das ações e escolhas humanas, das normas e dos valores.
- Distinguir entre as esferas dos fatos e dos valores.
- Conhecer algumas entre as diversas posições filosóficas a respeito do bem e o mal.
b. Universalidade e Relatividade dos valores
- Compreender a diversidade cultural.
- Analisar criticamente o etnocentrismo.
- Confrontar as posições universalistas e relativistas em relação aos valores.
2.2. Liberdade e determinismo
- Refletir sobre as condições do agir humano.
- Compreender e analisar o conceito de liberdade em sua relação com o conceito de determinismo.
- Compreender que a liberdade humana se exerce em meio às determinações.
- Confrontar as concepções filosóficas que negam a existência de um livre-arbítrio com aqueles que o afirmam.
- Compreender que o agir ético é indissociável da relação consigo mesmo e com os outros
2.3. Indivíduo e comunidade
a. Conflito
- Delimitar as esferas do indivíduo, do social e do político.
- Refletir sobre o sentido do conflito nas relações humanas.
- Compreender a esfera da política como o lugar da expressão e articulação de conflitos e eventual operação de consenso.
- Compreender o fenômeno da violência em sua diferença com o conflito.
- Pensar os fundamentos da desobediência.
- Distinguir entre o exercício da força e o da autoridade (uso legítimo da força).
b. Lei e justiça
- Compreender os diferentes conceitos de lei
- Compreender os diferentes conceitos de Justiça
- Diferenciar legitimidade e legalidade.
- Compreender as diferentes formas de poder nas sociedades humanas.
Fonte: Centro de Referência Virtrual - Secretaria de Estado da Educação - MG
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