sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Estas são reflexões propostas para todas as séries: Como passamos do senso comum para o senso crítico?

Prezados alunos,

Alguns temas da filosofia são igualmente importantes para todas as séries (1º,  2º e  3º série - regular e EJA). O que varia é o grau de profundidade e compreensão que podemos alcançar. Em nossas aulas já falamos do significado de estarmos mergulhado na "Caverna" de Platão. Aquela vida de prisioneiros, mergulhados na escuridão, que são nossos preconceitos, nossa alienação e falsos julgamentos, o chamado senso comum.
A filosofia nos oferece ferramentas para iluminar  nossa consciência, permitindo desenvolver nosso senso crítico. 

Leis da Natureza e Ações Contingentes:

Juízo de Fato e Juízo de Valor - Senso Coum e Senso Crítico. 

PONTOS PARA REFLEXÃO:

Leis da Natureza e Ações Contingentes  – Juízo de Fato e Juízo de Valor.

1 – Podemos dizer que a chuva foi “INJUSTA” ao cair em grande volume sobre a cidade do Rio de Janeiro?

2 – Podemos esperar que o Oceano seja “BOM” para os pescadores oferecendo-lhes uma grande quantidade de peixe?

3 – Podemos julgar que o RAIO que caiu sobre um senhor idoso, no interior de Minas, cometeu um ato maldoso?

Tópicos para auxiliar nossas reflexões:

  • As leis necessárias ou da natureza não dependem da vontade humana.
  • Estas leis não estão sujeitas ao nosso Juízo de Valor.
  • Elas não estão subordinadas aos princípios da Ética ou princípios Valorativos.
  • Não podemos julgá-las como certas ou erradas; justas ou injustas.
  • As Leis da Natureza não estão no domínio ético da vontade humana.
  • Sobre as Leis da Natureza só podemos emitir Juízo de Fato.

Questões para resposta individual

(Comente as duas questões abaixo em um folha de caderno)

1 – Se as Leis da Natureza não estão subordinadas aos princípios da Ética e à vontade humana, porque muitas pessoas oram ou rezam pedindo, por exemplo, para que uma enchente não destrua sua casa?

2 – Porque as pessoas fazem promessas para que as chuvas venham no tempo certo para irrigar uma plantação?
3 - Porque julgamos que tudo que aparece em um Jornal da TV é verdadeiro?
4 - Uma revista ou um jornal de circulação nacional  pode mentir com o propósito de atingir algum adversário ou para defender seus interesses econômicos? Procure exemplos que em sua OPINIÃO (seu juizo ou seu senso de avaliação) enquadram-se nesta situação.


Questões para debate e resposta em grupo

Orientação: faça um debate com seu grupo e responda por escrito à questão abaixo:


Se eu afirmo - “É verdade que Deus pode influir nas Leis da Natureza.” Esta afirmação é um Juízo de Fato ou um Juízo de Valor? Porque o grupo pensa assim?


Frederico Drummond, professor de filosofia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

POSSO SER ENGANADO PELOS MEUS SENTIDOS? O QUE VOCÊ PENSA?

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Prezados Alunos,

a) Nossos sentidos podem nos enganar? b) Como posso saber se o que estou vendo é real ou uma ilusão? c) Como usamos a razão para interpretar os dados que nossos sentidos me revelam da realidade? d) A realidade é apenas o que os sentidos me revelam? Neste caso como admitimos  que um átomo existe se não posso sentí-lo? Um número qualquer, por exemplo o número 5 ou o número 9, podem ser encontrados na natureza, ou eles são símbolos que nossa razão criou? e) Deus existe? Para aqueles que consideram real sua existência como podem afirmar isto se não podem vê-lo? A intuição pode ser uma maneira de me indicar a existência de Deus?
Vamos finalmente lembrar a famosa frase do filófoso Pascoal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece".
O que o filósofo quiz dizer com isto? Acertou quem respondeu nossas emoções, como o amor, nossas paixões, a alegria, a dor emocional. Estas dimensões fazem parte e são fundamentais na vida humana. Aprendemos com elas e elas não estão na esfera da razão. 
Entender estas dimensões considerando a forma como fazemos nossos julgamentos, como desenvolvemos nossa capacidade crítica, como exercemos nossa cidadania, como nos libertamos da "Caverna de Platão" constitui um dos fundamentos centrais de nossos estudos. Para isto vamos seguir um mapa ou um roteiro de pesquisa e estudos.    
 
Em linhas gerais podemos considerar como meta para cada ano os seguintes eixos de estudos:

a) Turmas do 1º Ano - O estudo do Ser Humano
b) Turmas do 2º Ano - Ética e  Filosofia Política
c) Turmas do 3º Ano - Teoria do Conhecimento ou Epistemologia e Filosofia das Ciências

Com esta organização temática conseguiremos atingir nossa meta que basicamente está associada ao desenvolvimento de nosso SENSO CRÍTICO, a capacidade elaborar Argumentos e desenvolver nossa capacidade de tomar decisões e fazer escolhas.
ROTEIRO DOS TEMAS DO PLANO ANUAL:

Um dos segredos de um bom desempenho no estudo da filosofia é termos sempre presente nosso plano de estudos. A natureza transdisciplinar deste conhecimento nos leva, muitas vezes, aprofundar a investigação de um tema, além do programado. Isto não é um problema. Apenas não podemos perder nosso mapa. Vamos revê-lo:
1) - O estudo do Ser Humano (Antropologia Filosófica), privilegiando os estudos da a) Natureza e Cultura e b) Corpo e Psiquismo. Aqui fazemos a pergunta: O QUE É SER HUMANO? O QUE É A PESSOA? Tais perguntas nos levam para a investigação desta singularidade que é a Consciência e mais, a Autoconsciência ( O Ser Humano Sabe que Sabe).
Aqui iniciamos também o estudo da Ontologia (Onto=Ser - Logos=Conhecimento).  Qual é a essência do Ser?
2) As reflexões são centradas na Ética e na Filosofia Política. Especial atenção é dedicada à Teoria do Valor, conhecida como Axilologia.
Como fazemos nossas escolhas? Porque devo ser bom? Terei alguma recompensa  por isto? Porque o que acontece no planeta é minha responsabilidade? O capitalismo é um modo de produção que pode produzir o bem estar de todos os seres humanos? Porque existe tanta pobreza no mundo? Porque os seres humanos ainda morrem de fome? 

3) - Teoria do Conhecimento ou Epistemologia e Filosofia da Ciência. Desde a Alegoria de Caverna, de Platão, até filmes compemporâneo como Matrix fazemos a pergunta: O que é o real?
Pesquisamos neste período também os fundamentos da Lógica. Lembrete prático: o sistema de Planilhas Eletrônicas, tipo Excel, é todo estruturado em Lógica Formal.
 
Outro lembrete: em todos os Eixos Temáticos iremos apresentar um período da História da Filosofia, assim estruturado:

a) Antiguidade Clássica - Da Mitologia, passando pelo período Cosmológico, depois pelo período Antropológico (Sócrates e Platão) até Aristóteles e os Sofistas.
b) Idade Média: a) a Patrística - Com início em Santo Agostinho e depois Tomaz de Aquino (Escolática);
c) Renascença - com as contribuições de Maquiavel e da Reforma Protestante;
d) Era Moderna - Examinando o grande salto do pensamento de Descarte (Dúvida Metódica), Hobes e Espinosa (retomada do conceito de Imanência)
e) Iuminismo - Estudos do pensamento de Kant e Rousseau ( O Contrato Social);
f) Era Contemporânea - com destaque para os gigantes do pensamento como Nietzsche, Hedegger, Hegel, Conte, Sartre e Marx.

É uma estimulante jornada. Vamos prosseguir em nossa viagem

ATENÇÃO ALUNOS: ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O LIVRO DO NOSSO CURSO.

FILOSOFANDO: ESTE É O LIVRO DO NOSSO CURSO.


OS TEMAS DO PRIMEIRO MÓDULO ESTÃO ABAIXO:

Como é o pensar filosófico?

A Filosofia de vida

Para que serve a Filosofia?

Informação, conhecimento e sabedoria

É possível definir Filosofia?

Um filósofo