terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Lenir agora é luz que ilumina a nossa paz

A Lenir agora é luz que ilumina a nossa paz. No dia 24 de outubro de 2011 ela fez sua viagem (tenho certeza que não será a última) para uma das moradas do Grande Espírito. Para mim ela continua sendo minha amada eterna; para todos seus conhecidos, ela continua sendo a grande guerreira, que lutou até o fim desta etapa o bom combate. Fiquemos com sua luz, sua paz e com sua coragem.


De seu eterno amado - Fred -
seus filhos Fabricio e Diego,
suas noras Iza e Zana,
seus netos Caio, Catarina, Henrique e Sophia


 

Palavras do meu irmão Paulo para Lenir:
"Lenir sempre foi uma guerreira incansável, admirável. A sua força e energia vital são de uma dimensão incrível. É desta força presente dela que você Fred, os filhos, netos e nós também, amigos e parentes, necessitamos beber para superar este momento difícil.
Agora, liberta, Lenir esta trilhando o seu caminho de Luz. E esta sensação de sua liberdade é o que guardaremos como sentimento mais fundo da sua existência marcante e lutadora. De sua perspicácia, inteligência e beleza.(...)" Paulo, Marcya, Carlos e Yalis.  -
Recebemos muitas outras mensagens de força, na forma de abraços e palavras. Não conseguíriamos aqui reproduzí-las todas. Assim adotamos o telegrama do Paulo como representativo destas mensagens.

A todos que estiveram conosco neste momento, nossa profunda gratidão. Lenir teve a felicidade de receber os abraços de todos seus familiares e amigos.
Mas a Lenir (em luz) e eu fazemos um agradecimento particular a todos os meus alunos e professores colegas, da EE Emílio de Vasconcelos Costas, que vieram trazer-nos conforto.  

Que a luz da  Lenir possa iluminar o caminho de cada um de nós.

Do seu eternamente, Fred. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ATUALIZANDO NOSSO CONHECIMENTO DE FILOSOFIA POLÍTICA.

Vamos ampliar nosso conhecimento: Política = polis, que, em grego, significa cidade.


Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições).

Instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas;

porque estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembléias, separação entre autoridade do chefe da família e autoridade pública, entre autoridade político-militar e autoridade religiosa)

e sobretudo porque criaram a idéia da lei e da justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades.

Os gregos criaram a política porque separaram o poder político e duas outras formas tradicionais de autoridade: a do chefe de família e a do sacerdote ou mago

Fonte: CHAUÍ, Marilene “Convite à Filosofia” - edição na internet