quinta-feira, 23 de junho de 2011

Revisão de estudos III - Se nossos sentidos podem nos enganar como saberemos o que é o real?

Quem assistiu ao filme Matrix irá, muito provavelmente, lembrar-se desta dúvida que surge para Neo: afinal, o que sinto e vejo é real ou ilusão virtual, gerada por um programa de computador? Esta discursão está no centro da "Apologia ou Mito da Caverna", do filósofo Platão. Os prisioneiros da Caverna tinham a convicção de que o Real eram as sombras projetadas na paredes do lugal em que viviam. Para Platão a saida da Caverna ou da Matrix ocorria com a ajuda da Razão.
A Razão, dizia o filósofo, nos ajuda a superar nossos preconceitos, nossos juizos errôneos (senso comum) através da reflexão e do senso crítico.
O filósofo Socrates fazia este exercício o tempo todo. A todos eles perguntava: - Você acha isto justo? Então me diga - o que é a Justiça? Você acha que isto é verdadeiro? E então, o que é a Verdade?
O Método de Sócrates era baseado nos Diálogos e na prática da Maiêutica ("Dar à Luz" - ou fazer um Parto). A mãe de Sócrates era uma parteira. Assim Sócrates entendia que através do uso racional e sistemático da reflexão era possível superar os erros dos Sentidos e alcançar o Real. Ele dizia que dentro de cada ser humano ("Conhece-te a ti mesmo - Oráculo de Delphos) estava a verdade. E  que com a Maiêutica ele poderia "fazer o parto" da Verdade.

Convido agora, você a refletir sobre isto: O QUE É O REAL? Meus sentidos me enganam? Como posso sair da Caverna ou escapar das armadilhas da Matrix?

Professor Frederico Drummond.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Revisão de estudos II - Natureza, cultura, psiquismo, razão e emoção.

"O coração tem razões que  própria razão desconhece" - Pascal

1 - O título desta postagem  localiza  um debate que estamos promovendo em sala de aula. Em nossos estudos iniciais procuramos marcar a singularidade do Ser Humano face a Natureza.

2 - Esta singularidade é acentuada quando promovemos o debate da relação entre o Cérebro e a Mente.

3 - Nesta sequência examinamos as duas principais doutrinas denominadas Dualismo (destaque para Platão) e o Monismo (destaque para Demócrito).

4 - Recomendo conferir detalhes destas doutrinas em postagens anteriores.

5 - Todas estas reflexão que ocorrem no âmbito da Antrolopologia Filosófica tem como indagação central a questão - Quem é a Pessoa ou o Ser Humano?

6 - ou Quem é o Ser Humano? Quem é este ser que emerge da Natureza (portanto dela faz parte) e ao longo de sua hístória torna-se singular a ela?

7 - O que confere aos Humanos esta ou qualquer singularidade?

8 - Estudamos o Corpo e o Psiquismo.

9 - No Corpo encontramos processos semelhantes  aos encontrados em toda a Natureza: encontramos em operação as Leis Necessárias (Leis que possuem regras idênticas em qualquer parte da Terra e podem ser identificadas pela Razão).

10 - Mas neste mesmo Ser Humano encontramos uma dimensão contingente (acidental), não necessária que estará presente no próprio estudo da Ética e da Filosofia Política.

11 - Em uma síntese brilhante Aristóteles irá denominar o ser humano como Animal Racional.

12 - Racional na sua singularidade e Animal em sua Natureza (os seres humanos surgem na evolução a partir dos primatas).

13 - Mas então fazemos a pergunta? A Razão pode tudo?

14 - A frase de Pascoal -   "O coração tem razões que  própria razão desconhece" nos obriga precisamente a examinar que razões são estas proclamadas pelo Coração.

15 - Descobrimos que além dos Sentidos (que nos coloca em contato com a natureza sensível ) e da Razão que organiza este conhecimento, pela sua racionalidade, descobrimos que existe um vasto universo da dimensão humana que está em uma esfera mais ampla de nossa experiência.

16 - Sentimentos (emoções) e a Intuição passam a figurar em nosso sistema.

17 - Jung, discípulo de Freud, sistematizou este conhecimento . Estes são os elementos de nossa atual reflexão.

Bons estudos para todas as equipes. Durante o mês de Junho este será o campo de nossas reflexões.

Frederico Drummond - professor de filosofia

Revisão de estudos do primeiro e segundo bimestre.

1 - O que significa Dialética?

2 - Qual o significado para a filosofia da expressão - "Conhece-te a ti mesmo", adotada pelo filósofo Sócrates como um importante lema?

3 - "O coração tem razões que a própria razão desconhece". Qual o significado desta frase pronunciada pelo filósofo Pascal?

4 - As emoções (amor, tristeza, alegria, entusiasmo, etc) constituem uma fonte legítima de conhecimento? Explique porque você pensa assim.

5 - Podemos julgar como justos ou injustos os fatos da natureza (regidos por leis naturais)  como um por exemplo uma forte chuva? Explique os motivos de sua opinião.

6 - A Axiologia - ou Teoria do Valor - estudada em Ética é importante para nossa vida em sociedade? Lembramos que a Teoria do Valor busca explicar a origem de princípios éticos e morais como o bem e o mau, o justo e injusto, verdade e mentira, etc.

Bons estudos

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ATUALMENTE NÓS PENSAMOS MAIS COMO HERÁCLITO OU COMO PARMÊNIDES ?

Prezados Alunos:
Pesquisem o significado do conceito de Dialética ao longo da história da filosofia. Depois, produzam um pequeno texto com o material pesquisado. Bons estudos: 

Parte da geração dos anos 30 (prosseguindo até os dias atuais) foi fortemente influenciada pelo pensamento marxista. Noções como dialética contradição antagônica, superação dos opostos fazia parte do universo intelectual desta geração. Por sua vez o pensamento hegeliano teria exercido uma influência muito importante na consolidação do pensamento dialético do final do século XIX e começo do século XX.
Uma outra vertente do pensamento, originária do encontro da física quântica com a chamada psicologia transpessoal e a ecologia profunda  (tento como importante divulgador o físico Fritjof Capra), promoveu uma singular aproximação com o misticismo oriental. Esta corrente de pensamento pode ser identificada como sistêmica, ecológica ou holística (existe um grande diálogo crítico entre os representantes  destas correntes).
Citando especificamente os escritos de Capra (Física Moderna e Misticismo Oriental – Além do Ego – p 70), podemos entender melhor o sentido da Impermanência como sentido fundamental da realidade:

            “Uma das principais descobertas da teoria quântica foi o reconhecimento de que a probabilidade é um elemento fundamental da realidade atômica que rege todos os processos e até a existência da matéria. As partículas subatômicas não estão com certeza em lugares definidos, mostrando antes – como disse Heisenberg – tendências a existirem. Os eventos atômicos não ocorrem com certeza em momentos definidos e de maneiras definidas, mostrando antes tendências a ocorrerem. (...)”.

Para ficarmos apenas com estas duas importantes referências identificamos no pensamento de Heráclito uma maior proximidade com a visão contemporânea da realidade. Sua formulação “ Tudo é devir e movimento” é singularmente contemporânea.

Texto: professor Frederico Drummond

domingo, 12 de junho de 2011

Aulas complementares. Ampliando o conceito da Antropologia Filosófica.

Olá alunos. Vamos aproveitar nosso feriado do dia 13 para ampliar nosso entendimento sobre a pergunta: O que é a Pessoa? Ou o que é o Ser Humano. O texto é longo, mas vale a pena conferir. Envie suas dúvidas pelo e-mail amo.sofhia@gmail.com


QUEM É O SER HUMANO?

Qual desafio nos coloca esta indagação face às reflexões propostas pela Antropologia Filosófica? O tema, proposto possui uma direção: interpretar o ser humano no domínio de suas características constitutivas, incluindo sua realidade bio-psíquica-espiritual-transcendente.  O texto foi distribuido em cinco tópicos e pode ser lido no seguinte endereço: http://fiatilux.blogspot.com/

1) Dimensão psíquica;
2) Dimensão espiritual:
3) Dimensões biológica e social
4) A Jornada Humana
5) A Mística: Força Motriz da Práxis da Solidariedade
Boa leitura
Frederico Drummond - professor de filosofia
 

sábado, 11 de junho de 2011

Sistema Popular de Educação Solidária - Uma capacitação para cursos EAD.

Orientações aos alunos de filosofia da EE Emílio de Vasconcelos Costa:

1 - O professor desta disciplina, Frederico Drummond e gestor deste Blog manifestou sua adesão formal à greve dos professores estaduais em Minas Gerais.

2 - Esta não é, e nunca poderia ser, uma greve contra a sociedade, contra a educação, contra os alunos. Esta é uma greve a favor da Legalidade e da Democracia. O governo de Minas Gerais, chefiado pelo governador Anastasia recusa-se a cumprir a Lei, implementando o Salário Mínimo Nacional, aprovado em Lei Federal para todos os Estados  brasileiros.

3 - Para descumprimento da Lei o governo do sr Anastasia usa de artifícios. Veja texto completo no blog http://www.theiaviva.blogspot.com/ .

4 - Para evitar que os nossos alunos tenham qualquer forma de prejuizo em seus estudos estamos instituindo o Sistema Popular de Educação Solidária EAD. Pedimos a toda a comunidade de Sete Lagoas  para divulgar esta iniciativa.

5 - SPES-EAD seguirá a metologia que temos usado neste Blog. Diariamente faremos postagem de Textos para Estudos, com questões para auto-avaliação.
O e-mail do Blog estará sempre disponível para consultas individuais, bastando endereçar para: amo.sofhia@gmail.com -
Além dos nosso endereço  Facebook  - http://www.facebook.com/profile.php?id=100002266645482. - Filosofia Sete Lagoas de (Frederico Drummond);
E no Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Notifications?uid=11841159771082220775
A comunidade educacional de Sete Lagoas conhece a minha seriedade e competência para implementar o presente Sistema.
A iniciativa está de acordo com a filosofia e prerrogativas da Economia Solidária e Governança Comunitária, oficialmente adotadas pelo Governo Federal.  

6 - Recomendamos aos pais dos nossos alunos que façam também o acompanhamento destas atividades.

7 - Este formato do Blog prosseguirá até o final da Paralização dos Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais. Consideramos que esta é uma solução democrática para uma crise: Manter a  justa paralização via sistema oficial de ensino e criar um Sistema Solidário de educação para todos os alunos.

Um grande abraço a todos

Frederico Drummond - Professor de Filosofia

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"País rico é país sem pobreza". O fim da pobreza começa com educação de qualidade.

Nós, professores públicos, servidores pelo Estado de Minas Gerais, para garantir um legítimo programa de inclusão social e fim da pobreza defendemos a priorização do Ensimo Público de Qualidade.  A Educação é estratégica para ações de curto, médio e longo prazo na mudança do patamar de competência geral do País em seu processo de desenvolvimento sustentável. A Educação é a garantia da sustentabilidade. O Governo do Estado de Minas Gerais recusa-se, com suas práticas, a reconhecer esta função estratégica da Educação.
Por isto nós professores estaduais estamos a partir do dia 13 de junho em greve geral e por prazo indeterminado.
Nos próximos dias emitiremos comentários e recomendações sobre esta paralização dos professores.

EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Fredeiro Drummond - Professor de Filosofia

sexta-feira, 3 de junho de 2011

"O coração tem razões que própria razão desconhece" - Pascal

O título desta postagem  localiza  um debate que estamos promovendo em sala de aula. De fato nossos estudos iniciais procuram marcar a singularidade do Ser Humano face a Natureza. Esta singularidade é acentuada quando promovemos o debate da relação entre o Cérebro e a Mente. Nesta sequência examinamos as duas principais doutrinas denominadas Dualismo (destaque para Platão) e o Monismo (destaque para Demócrito). Recomendo conferir detalhes destas doutrinas em postagens anteriores. Todas estas reflexão que ocorrem no âmbito da Antrolopologia Filosófica tem como indagação central a questão - Quem é a Pessoa? ou Quem é o Ser Humano? Quem é este ser que emerge da Natureza (portanto dela faz parte) e ao longo de sua hístória torna-se singular a ela? O que confere aos Humanos esta ou qualquer singularidade? Estudamos o Corpo e o Psiquismo. No Corpo encontramos processos semelhantes  aos encontrados em toda a Natureza: encontramos em operação as Leis Necessárias (Leis que possuem regras idênticas em qualquer parte da Terra e podem ser identificadas pela Razão). Mas neste mesmo Ser Humano encontramos uma dimensão contingente, não necessária que estará presente no próprio estudo da Ética e da Filosofia Política.
Em uma síntese brilhante Aristóteles irá denominar o ser humano como Animal Racional. Racional na sua singularidade e Animal em sua Natureza. Mas então fazemos a pergunta? A Razão pode tudo?
A frase de Pascoal -   "O coração tem razões que  própria razão desconhece" nos obriga precisamente a examinar que razões são estas proclamadas pelo Coração. Descobrimos que além dos Sentidos (que nos coloca em contato com a natureza sensível ) e da Razão que organiza este conhecimento, pela sua racionalidade, descobrimos que existe um vasto universo da dimensão humana que está em uma esfera mais ampla de nossa experiência. Sentimentos (emoções) e a Intuição passam a figurar em nosso sistema. Jung, discípulo de Freud, sistematizou este conhecimento . Estes são os elementos de nossa atual reflexão.

Bons estudos para todas as equipes. Durante o mês de Junho este será o campo de nossas reflexões.

Frederico Drummond - professor de filosofia